sábado, 23 de junho de 2012

"O Ladrão da Eternidade" de Clive Barker

Um livro que estava muito curiosa para ler!
Com um grafismo excelente e mágico, a curiosidade foi completa!
Bem como a sinopse! É bastante interessante...!

Ora bem, este livro conta a história de um rapaz, Harvey Swick, de 10 anos, que, em pleno fevereiro, sente a pressão do inverno e do enfado que a sua vida quotidiana leva.

"A grandiosa e parda fera que Fevereiro era tinha comido vivo Harvey Swick."

E é então que é levado para um sítio misterioso, para a Casa de Férias, onde o dia é composto por todas as Estações: de manhã é Primavera; de tarde, Verão; ao crepúsculo é Outono e à noite é Inverno.
Doces, comidas maravilhosas, promessas de alegria eterna e de tudo de maravilhoso, existe na Casa de Férias. Lá, Harvey Swick conhece Wendell, um rapaz de óculos e um tanto "pacifico" e Lulu, uma menina alegre, mas que de vez em quando passava a estados mais melancólicos.
Na casa existem várias personagens: a Senhora Griffin com os seus gatos, os quatro irmãos: Rictus (que levou Harvey para a Casa de Férias), Jive, Marr e Carna; e o Senhor Hood, que é o dono da Casa de Férias.
Harvey depressa sente que algo não está completamente bem, quando descobre um lago que destoa do resto do terreno agradável. O lago cheira mal e é habitado por peixes medonhos e estranhos. Harvey começa a sentir-se desconfiado...
E é então que os rapazes começam a fazer planos para tentar abandonar a Casa de Férias...

Não vou contar mais, porque este é daqueles livros que é impossível contar sem contar tudo tudo.

"Preencheria cada momento com as estações que encontrara no coração: esperança, como os pássaros nos ramos de Primavera; felicidade, como o Sol quente de Verão; magia, como as inesperadas neblinas de Outono. E o melhor de tudo: o amor - amor suficiente para durar mil Natais."

Gostei muito do livro. Tem uma história muito apelativa. Tem mistério, emoção, aventuras, laivos de terror, perseguições, amizade... tem uma história que releva o papel dos conceitos binários: Bem e Mal. E é muito bom ver como é que uma criança de 10 anos consegue encontrar coragem para enfrentar tudo o que tem de enfrentar na Casa de Férias.

Com uma descrição fascinante e de cortar a respiração, o desenlace está muito bem conseguido.
Enquanto estava a ler, fui traçando mentalmente alguns finais que me pareciam possíveis. O que não estava à espera era do que acontecia antes do final mesmo dito! Fantástico!

Comparo este livro, em parte, ao "Coraline e a Porta Secreta" de Neil Gaiman. Tem vários elementos em comum, mas com outros tantos diferentes. Como gostei muito do da Coraline, era impossível não ter gostado deste. Mas parece-me que a história de Harvey tem um desenvolvimento mais "real" e bem explicado do que a de Coraline. Dois livros interessantes e que devem ser lidos! 

Podem escolher as capas:



 







Aconselho vivamente! :)

sexta-feira, 22 de junho de 2012

"As Aventuras de Tom Sawyer" de Mark Twain



Tom Sawyer!
Oh, como eu gostava de ver os desenhos animados do Tom Sawyer. Aventuras, maluqueiras!

Quando os via nem tinha noção da existência do livro e de que os desenhos eram uma adaptação.
É o segundo livro que leio por causa de desenhos animados. O primeiro foi A Ilha do Tesouro, que é um dos meus livros favoritos.

"As Aventuras de Tom Sawyer" é, como diz o título, um livro que fala das aventuras deste rapaz.
Tom anda sempre metido em sarilhos e traquinices. Tem vários amigos, mas Huckleberry Finn e Joe Harper são os seus grandes amigos. Também tem uma "amiga" de nome Becky Thatcher, por quem Tom se apaixona à primeira vista.
Tom, apesar de pregar grandes sustos à Tia Polly e a várias outras pessoas, de se meter em alhadas, de mentir e de fazer várias traquinices, tem um coração muito grande e ajuda sempre os seus amigos.

Gosto de livros de aventuras. Este é um livro onde esse é o ingrediente principal.
Quando acabei, desejei que tivesse mais páginas. Queria que continuasse! É que tem uma história tão bonita...!

É um dos livros que vai ficar no meu coração. Suponho que a maior parte das pessoas que leu o livro ficou com Tom no seu coração.

Este é um livro que todos deviam ler, pois é uma história aparentemente simples, mas que mostra o melhor de todos nós. Mesmo que por vezes o caminho que se percorre tenha alguns percalços, é possível ser-se bom, amigo e leal.
E tem aventuras e perigos e momentos cómicos! Ri-me bastantes vezes ao longo da leitura!

Um bom livro! Personagens eternas e aventuras intemporais!

Um dos meus livros favoritos! :)

quarta-feira, 20 de junho de 2012

"O Medo do Homem Sábio - Parte 2" de Patrick Rothfuss

"São as perguntas a que não podemos responder que mais nos ensinam. Ensinam-nos a pensar. Se deres uma resposta a um homem, dás-lhe apenas um facto. Se lhe deres uma pergunta, fá-lo-ás procurar as suas próprias respostas." 

"E tudo para. Todo o meu corpo se arqueia. Estou hirto como uma corda de alaúde. Trémulo. Arqueado. Esticaram-me demasiado durante a afinação e quebro..." 

"Ouvi-a conter a respiração, espantada, quando viu o tapete de margaridas alongar-se à sua frente.
- Esperei muito tempo para mostrar a estas flores como és bonita - disse-lhe."




Esta é a segunda parte de "O Medo do Homem Sábio", livro 2 do "O Nome do Vento".

Tem alguns spoilers, nada de muito relevante!

Nesta segunda parte, Kvothe continua a sua aventura por Vintas, com um grupo de mercenários, à procura de bandidos, a mandado do Maer Alveron.
Conhece Tempi, um mercenário Adem.
Passadas várias peripécias, Kvothe, e o grupo, encontram Felurian, a mais bela de todas as mulheres, humanas e Fae. Felurian é conhecida em histórias e o que estas contam é como ela enlouquece os homens, amando-os imensamente e intensamente até matá-los ou enlouquecê-los.
Kvothe sente-se seduzido por Felurian e persegue-a pela floresta até a apanhar.
Muita coisa acontece enquanto Kvothe está em Fae.

Passado algum tempo, regressa e parte com Tempi, para Ademre. Lá tenta escapar de uma sentença devido ao uso de Ketan (uma especie de arte marcial) e por conhecer "segredos" dos Adem, contados por Tempi.

Eventualmente, acaba por regressar a Severen, para se encontrar com o Maer e depois disso parte para a Universidade.

Em todo este percurso, Kvothe tenta saber mais sobre os Amyr e sobre os Chandrian. Várias aventuras acontecem e encontros. Kvothe vai aprofundando o seu conhecimento de técnicas de luta e de magia, bem como outros conhecimentos.

Gostei muito do livro. Já tinha gostado dos dois anteriores e este continua o excelente nível a que Patrick Rothfuss nos habituou!
As aventuras começam a expandir: Kvothe viaja e conhece novos lugares e novas pessoas. Aprende, sofre, luta, pratica, mata, ama, canta, toca... Kvothe continua a mostrar o seu maravilhoso desempenho nas atividades que tem de efetuar ao longo do seu percurso.
E continua a contar a história ao Cronista, com Bast. E vários mistérios aparecem...!
E a teia começa a expandir, a ligar elementos, a dar pistas, a evoluir e a mostrar.
O enredo é fascinante e faz querer saber o que vem a seguir, durante a leitura!
E faz querer ler já o próximo, mas há que esperar...

Estou muito curiosa para saber o que vai acontecer na próxima narrativa de Kvothe, que é um dos meus personagens favoritos de todos os livros! Ele é único e incomparável!

Recomendo vivamente! Kvothe continua a narrar a sua história de uma forma tão doce...e tão bonita! Está mesmo excelente! :)